Dica de Mãe: COMO ME ALIMENTAR ENQUANTO ESTOU AMAMENTANDO



Olá amores, tudo bem com vocês?
Não existe mulher com o leite ruim ou leite fraco. Toda mãe produz o leite ideal para o seu filho.
Mas o que é certo é que lactante deve manter uma alimentação balanceada para que tenha uma boa produção de leite.

Não há necessidade de duplicar o tamanho das refeições só porque está a amamentar! Deve comer a quantidade suficiente para satisfazer a sua fome e o que lhe apetecer (não é necessário cometer excessos!), sem estar sempre a pensar no seu peso. A energia que gastará para dar de mamar ao seu bebé vai ajudá-la de forma gradual a regressar ao seu peso normal, sem ter de fazer dieta. Basta certificar-se apenas que consome quantidades suficientes dos seguintes alimentos:
  • Vegetais e fruta em cada refeição principal para garantir as necessidades de vitaminas, minerais e fibra.
  • Farináceos, como arroz, massa, batata, pão integral, cereais, leguminosas, que lhe fornecem hidratos de carbono essenciais pela sua energia de libertação lenta. Devem ser consumidos em cada refeição mas em pequenas quantidades.
  • Carne, peixe e ovos: 2 porções diárias para assegurar as necessidades proteicas.
  • Leite e produtos lácteos: 2 ou 3 porções diárias de queijo, leite, iogurte ou queijo fresco para ter o cálcio necessário aos seus ossos, bem como aos ossos do seu bebé.
  • Gordura de origem variada, como manteiga, azeite, óleos, etc., pelos seus ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, indispensáveis para o desenvolvimento neurológico do seu bebé, e que também aportam vitaminas importantes como a A e D.
  • Frutos secos (como figos secos) e frutos oleaginosos (como amêndoas ou nozes) pelo magnésio e ácidos gordos que fornecem.
  • Finalmente, não se esqueça de beber pelo menos 1,5 litros de água por dia.
Continue a cultivar os hábitos saudáveis de alimentação que procurou ter durante a gravidez. Mas é claro que uma guloseima de vez em quando não faz mal a ninguém.

O consumo de gorduras saudáveis é benéfico para o bebê: abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes gordurosos como o salmão são bons exemplos. Evite as gorduras saturadas (frituras, manteiga, gordura vegetal). 
Cabe também a mãe pedir a seu médico obstetra que lhe receite uma vitamina, ele ira receitar  o que for necessário de acordo com seu estado.

Quando o bebê mostra sinais de desconforto como diarreias, falta de sono, gases, podem existir alimentos responsáveis como:
  • Produtos ricos em cafeína como chocolate, Coca-Cola, chá
  • Comida picante, alho e canela
  • Leite de vaca
  • Soja, ovos, trigo e nozes
  • Sumo de citrinos e outros sumos
  • Alguns vegetais responsáveis por perturbações gastrointestinais nos adultos como: couve, brócolis, milho, pepino
Confie na sua observação. Se o bebê ficou irritado a troco de nada, pense no que você comeu nas últimas horas e experimente eliminar esse alimento da sua dieta por alguns dias, para ver se melhora. Depois, você pode fazer o experimento contrário, e comer o alimento suspeito para ver se o bebê sente alguma coisa.

Não é recomendável começar a fazer dieta enquanto o bebê tem menos de 2 meses. A amamentação por si só já ajuda a queimar a gordura da gravidez, por usá-la na produção do leite. Procure comer sempre que tem fome. Fazer um regime radical, com calorias reduzidas, pode acabar com sua energia e afetar sua produção de leite.

Postagem feita a partir de pesquisa realizada no site Baby Center e Nestlé

0 Comments

Deixe a sua opinião sobre o post aqui nos comentários.
Se tiver Blog, Site, Página ou Canal deixe o link para que eu te visite também!
Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) aqui!