Dica de Gestante: Gravida Pode? - Parte 3: Comidas e Bebidas

Ola amores, tudo bem com vocês?
Vim com mais uma parte da nossa série Grávida Pode?
Hoje vamos falar sobre comidas e bebidas.

  • Grávida pode comer chocolate à vontade?
Sim. Os especialistas dizem que a quantidade de cafeína presente no chocolate é pequena e, mesmo assim, não há nada que comprove que o consumo moderado de alimentos que contenham cafeína possa ser prejudicial às gestantes ou aos bebês. 

  • Grávida pode comer comida apimentada?
Sim. A pimenta não faz mal do ponto de vista de má-formação do bebê nem é abortiva, só que ela muda o pH do estômago e isso sim tem consequências ruins para a mulher, já que a gravidez em si causa modificações digestivas muitas vezes desagradáveis.

  • Grávida pode comer qualquer tipo de peixe e frutos do mar?
Depende. A maioria dos peixes e frutos do mar é segura para se comer durante a gravidez, desde que bem cozida. Tenha bastante cuidado, porém, com preparações cruas, porque o risco de contrair uma infecção é maior. 

  • Grávida pode comer carne malpassada?
Não. Carnes (bovinas ou suínas) e aves cruas, malpassadas ou defumadas devem ser evitadas durante a gravidez, devido ao risco de conterem a bactéria da salmonela e o parasita da toxoplasmose, entre outros problemas. 

  • Grávida pode comer bife de fígado?
Há controvérsias. Embora o bife de fígado tenha fama de ser bom para gravidas os especialistas recomendam uma certa cautela no consumo de bife ou qualquer outro produto à base de fígado (como patê de fígado ou o famoso foie gras), porque sua carne contém altos níveis da forma retinoica da vitamina A, que pode fazer mal para o bebê em desenvolvimento, especialmente no primeiro trimestre de gestação. Eu no entanto tive muito desejo de bife de fígado no começo da gravidez e meu bebê teve ótima formação.

  •  Grávida pode tomar adoçante?
Há controvérsias. Embora tenha havido muita polêmica sobre o uso de alguns deles, no geral os estudos indicam que eles são seguros para o consumo durante a gestação em doses moderadas. O Ministério da Saúde recomenda, contudo, que grávidas não usem a sacarina.
Um dos primeiros tipos de adoçante artificial, a sacarina é bem menos usada atualmente. Ainda que não tenha sido provado que causa anomalias em fetos, estudos com animais mostraram que ela pode elevar o risco de câncer de bexiga.

  • Grávida pode tomar chimarrão?
Apesar de sua forte tradição na Região Sul do país, é melhor evitar excessos quando se trata de chimarrão, porque ele é uma bebida feita à base de erva-mate, uma planta que contém cafeína (como o café e vários tipos de chá), além de teofilina e teobromina, outras substâncias estimulantes e não recomendadas para mulheres grávidas. 

  • Grávida pode tomar chá verde?
A princípio não existe nenhuma contra-indicação para o consumo moderado (não mais que três xícaras) desse tipo de chá ou de outros à base de ervas durante a gestação, já que, quando industrializados, sua composição é bastante diluída, mas não é recomendado fazer manipulação caseira de produtos naturais.

  • Grávida pode tomar chá de boldo?
Apesar de suas conhecidas propriedades para combater problemas digestivos, pesquisas realizadas com animais demonstraram que o chá de boldo pode ter efeitos negativos no bebê, principalmente nos primeiros três meses, e por isso deve ser evitado por mulheres grávidas.  

  • Grávida pode consumir alimentos e bebidas com cafeína?
A grávida não precisa parar completamente de tomar café e refrigerantes, mas os especialistas recomendam que gestantes e mulheres tentando engravidar evitem grandes quantidades de cafeína, substância que está presente em cafés, chás (incluindo chá verde), refrigerantes e chocolate.  

  • Grávida pode tomar alguma bebida alcoólica?
Não. Ninguém sabe ao certo o quanto o consumo de álcool durante a gestação pode afetar o desenvolvimento de um bebê, por isso o Ministério da Saúde aconselha que mulheres grávidas não tomem nada de bebida alcoólica. 

  • Grávida pode tomar vinho nas refeições?
Não. O consenso entre os médicos brasileiros, norte-americanos e da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que só NÃO há risco de o álcool afetar o bebê durante a gravidez se a mãe não tomar nada de álcool.

2 Comments

  1. Oi Andy, que legal o post amiga, adorei saber destas coisas, assim já vou me preparando pra quando eu decidir ser mami :D. um grande Beijim pra vc amore.
    http://somandobelezaporneivamarins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou amiga.
    Isso ai, vai se preparando mesmo!
    beijos!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post aqui nos comentários.
Se tiver Blog, Site, Página ou Canal deixe o link para que eu te visite também!
Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) aqui!