Dica de Gestante: Tudo Sobre Cesárea



Olá amores, tudo bem com vocês?
Hoje vim tirar algumas duvidas a respeito da cesárea.


Como é feita a cesárea? É verdade que o médico abre oito camadas de tecido da barriga?
Sim, na técnica mais usada, o cirurgião corta oito camadas de tecido para chegar ao bebê. Tanto a incisão da pele quanto a do útero são feitas de forma transversal. Após romper a bolsa, o médico retira o bebê e verifica sua oxigenação. Em seguida, ele corta o cordão umbilical e o pequeno é levado ao neonatologista. Depois, retira manualmente a placenta e limpa e toda a cavidade uterina dos tecidos que se formaram na gravidez. Só depois disso tudo, ele começa a fechar as camadas, terminando com a sutura da pele.

O que é o coeficiente Apgar?
É a nota que os bebês recebem logo ao nascer. Criado pela anestesista inglesa Virginia Apgar na década de 1950, o índice avalia cinco características do recém-nascido no primeiro e no quinto minuto de vida. O objetivo é checar sua vitalidade e como anda sua oxigenação fetal. Os cincos aspectos avaliados são: a cor da pele, a frequência cardíaca, o esforço respiratório, o tônus muscular e como o bebê responde a estímulos. Cada um deles recebe uma nota de 0 a 2. Se a soma dos pontos resultar em uma nota entre 7 e 10, a criança é considerada normal.

Quanto dura a cirurgia?
Depende. Numa cesárea sem intercorrências, a duração costuma ficar entre 40 minutos e uma hora.

Como é a cicatriz da cesariana? Como cuidar do corte?
Logo depois do parto, ela vai ter uma aparência bem avermelhada, mas, com o passar das semanas e dos meses, vai gradualmente clareando. A retirada dos pontos costuma acontecer de uma semana a dez dias depois do parto. Antes disso, você vai poder lavar o corte com água e sabão normalmente durante o banho. Aproximadamente um ano ou dois após a cesárea, a cicatriz deve ter um aspecto mais parecido com a cor da pele, ou até um pouco mais clara, ela praticamente vai sumir.

Quando vou poder me levantar da cama depois da cesariana?
 Mas mais ou menos umas dez horas depois do parto a enfermeira vai tirar você da cama na marra para tomar um bom banho. A partir daí, você provavelmente ainda vai precisar de ajuda para se levantar da cama para ir ao banheiro.

Como é o pós-parto de uma cesárea?
Normalmente, a paciente já começa a se alimentar e a andar depois de 8 a 12 horas. Mas vale dizer: a maioria das mulheres que passa pela cirurgia sente dor nos primeiros dias.


E em casa, o que vou poder fazer? Vou precisar de ajuda?
Você provavelmente conseguirá andar por períodos curtos, e talvez já consiga se levantar sozinha. Você não vai precisar ficar deitada na cama o dia todo.
Mas é preciso descansar o máximo de tempo possível, porque longos períodos de pé podem fazer seu corte arder. Você também não poderá carregar nada mais pesado que o próprio bebê.
Também é muito bom ter alguém em casa que cuide da comida e da roupa, para você se concentrar nos primeiros dias da amamentação e na sua recuperação.

Quais as possíveis complicações de uma cesárea? Como preveni-las?
Basicamente são as mesmas do parto vaginal, além de outros riscos por se tratar de um procedimento cirúrgico. Entre eles, lesões de órgãos como a bexiga e os ureteres e até mesmo a laceração da incisão uterina. Tudo isso, claro, é evitado quando a operação é realizada por um bom médico e com o uso profilático de antibióticos, que entram em cena para barrar eventuais infecções.

Por que a barriga parece ficar mais flácida após a cesárea e demora mais para voltar ao normal?
A barriga pode ficar flácida em ambos os tipos de parto, isso depende muito mais de como a mãe se preparou durante a gravidez para fortalecer a musculatura abdominal.

Em quanto tempo a barriga volta ao normal?
Em geral, em seis meses a mulher volta a ter a barriga de antes, tanto após a cesárea quanto no parto vaginal. Mas isso também depende do estímulo precoce do abdômen.

É possível fazer exercícios para a barriga logo no início?
Sim. Esse conceito está mudando muito hoje em dia. Os médicos tendem a aconselhar exercícios abdominais precocemente. Mas voltar à academia somente após um mês – seja qual for o tipo de parto.

Quando vou voltar ao meu peso normal?
Depende do quanto você engordou na gravidez. Estima-se que a mulher perca uns 5,5 kg logo após o parto, que seria a soma do peso do bebê, mais a placenta e o líquido amniótico, além da involução do útero. Outros 4,5 kg serão eliminados nas seis semanas seguintes. O restante você deverá perder, com ginástica, dieta adequada e muita disciplina.

Quando o intestino volta a funcionar?
Pode demorar um pouco, sempre fica uma pequena quantidade de sangue dentro do abdômen que dificulta o movimento do intestino. Por isso, nos três primeiros dias recomenda-se uma dieta rica em fibras.

E quando a bexiga volta ao normal?
Fica difícil urinar após a anestesia. Por isso, instala-se uma sonda durante a cesariana, que é retirada após 12 horas. Mesmo assim, ainda pode demorar um pouco para a mulher fazer xixi, e as primeiras vezes costumam ser doloridas.

Quando o útero volta ao seu tamanho?
Nas primeiras 24 horas após o parto ele já está na altura do umbigo e, geralmente, em seis semanas ele está como antes da gravidez.

Por que há um sangramento que parece menstruação depois do parto?
Pelo menos nas primeiras duas ou três semanas, o útero sangra. Na verdade, é a área onde a placenta estava colada que despeja o sangue e pedaços de tecido, até se cicatrizar. São os chamados lóquios. No começo, eles são bem vermelhos, depois se tornam mais claros e, por fim, amarelados. Desaparecem lá pela sexta semana. Não há nada de errado nesse tempo longo. Só não podem ter cheiro forte ou ruim.

Por que dizem que amamentar dói mais em quem fez cesárea?
A amamentação é uma poderosa ajuda para o útero voltar ao tamanho normal e evitar hemorragias. Ao dar de mamar você libera hormônios que estimulam as contrações do utero e, especialmente quando se passou por uma cirurgia, isso pode ser um pouco dolorido no início. A sensação é a mesma das cólicas menstruais.


Espero que o post tenha sido útil para vocês.
Fonte: abril.com.br

0 Comments

Deixe a sua opinião sobre o post aqui nos comentários.
Se tiver Blog, Site, Página ou Canal deixe o link para que eu te visite também!
Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) aqui!