Combatendo as dores e os sintomas da TPM em 5 passos

Olá meus amores, tudo bem com vocês?
Antes de qualquer coisa quero pedir mil perdões por ter sumido por mais de uma semana, meu bebê ficou dodói e não consigo fazer mais nada quando isso acontece, só cuidar do meu bem maior. Mas, desculpas a parte, vamos ao assunto da postagem.


Como vocês sabem tenho um lindo bebê de 6 meses e somando gravidez, resguardo e amamentação foi mais de um ano sem a regra nossa de cada mês e sem a tão odiada TPM. Para compensar o tempo em que ela não veio ela me castigou com uma TPM daquelas e uma cólica monstruosa.
Para tentar aliviar essa dor, eu que sou adepta de métodos não tradicionais e não curto muito tomar remédios resolvi pesquisar algumas formas de aliviar os sintomas da TPM e resolvi compartilhar com vocês. Vamos lá!

 1. Usando essência anti-TPM  
sugestão de marca
encontrada na internet
O óleo essencial de gerânio é um método alternativo que atua como regulador hormonal, o que favorece o equilíbrio emocional, e estimula o sistema linfático, diminuindo o inchaço. Para melhorar o efeito, você pode misturar ao seu hidratante ou óleo de amêndoas e massagear pernas, braços, costas e barriga com a misturinha. Um estudo da universidade de Eulki, na Coreia do Sul, comprovou que essa massagem ameniza a tristeza e o desconforto físico, características da oscilação hormonal. Outra alternativa é adicionar duas gotas do óleo essencial de gerânio em 1 litro de água morna e jogar no corpo depois do banho ou fazer um escalda-pés por 15 minutos.
O óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.
Conheci essa técnica na internet e ainda não experimentei mas logo que for no centro comercial vou procurar e experimentar, amo técnicas alternativas!  

2. Fazendo exercícios para combater a cólica  
Grande parte da culpa pela oscilação de humor durante a TPM é dos hormônios. No entanto, é verdade também que uma cólica forte pode acabar com o alto astral de qualquer uma. A atividade física é uma ótima aliada para quem quer combater a cólica sem recorrer aos remédios pois os exercícios físicos liberam endorfinas, que têm ação analgésica, e ativam a circulação, tirando o foco do útero e ovários. Além disso, mulheres que malham têm fluxo menstrual menor do que as sedentárias, por isso, menos risco de ter cólica. Se você não quiser saber de movimentos pesados, faça atividades mais relaxantes, como ioga, alongamento ou caminhada. Essa tecnica realmente funciona, quando eu fazia exercicios não tinha muitos dos principais sintomas da TPM.  

3. Agindo contra o mau humor
Alguns sintomas da TPM é carência, irritação, tristeza, você também pode se sentir mais afetiva e maternal, com disposição para ouvir e entender. Mas também precisará de colo e atenção, por isso, avise o marido/namorado se você preferir assistir a um filminho no sofá a uma noite quente de sexo. Com todo esse estresse os pequenos problemas podem se transformar em grandes desastres. Então, antes de explodir com alguém, pense se a reação é realmente necessária. Eu sou muito sincera, curta e grossa sabe, mas quando estou de TPM procuro pensar bem antes de falar com os outros, afinal, ninguém merece levar uma culpa que não é sua.  

4. Mudando seus habitos 
Adotar novos hábitos pode melhorar - e muito - sua qualidade de vida, mas isso vale também para amenizar os sintomas da TPM. Quem trabalha muito, se alimenta mal e não faz atividade física tende a ter mais sintomas. Então, que tal se reeducar para descobrir o que pode estar fora do lugar? Uma vida mais tranquila e saudável pode te ajudar a driblar os efeitos da TPM! Aconselho que todos tenham hábitos saudáveis, não só para melhorar a TPM, mas por todos os benefícios que eles trazem.  

5. Ingerindo alimentos que controlam a TPM  
Diminuir os sintomas da TPM já é ótimo imagina poder prevenir os incômodos dessa fase do ciclo menstrual? Para isso vou falar de alguns alimentos que podem nos ajudar nessa missão.

Aumentar o consumo de:
Líquidos, objetivando a boa hidratação e a eliminação de toxinas.
fibras: cereais integrais, frutas e hortaliças. Canela e cacau em pó nas frutas, ajuda a reduzir a voracidade por doces e carboidratos. A banana ainda é fonte de vitamina B6 e triptofano.
Cálcio: alivia os desconfortos e dores da fase de TPM. Fontes: Iogurte, leite, queijos, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha), frutas oleaginosas (nozes), grãos integrais, salmão, sardinha, sementes, verduras verde-escuras (couve, brócolis)
Vitamina B6: Está relacionada com a produção de serotonina, o hormônio do bem estar, melhorando os sintomas da TPM, em especial depressão. Fontes: Banana, salmão, peixes, frango, grãos integrais, germe de trigo, arroz integral, frutas oleaginosas (nozes).
Triptofano: Relacionado com a produção de serotonina. Fontes: Leite, banana, abacaxi, feijões, nozes. Magnésio: Melhora os sintomas de cólica, dor de cabeça e ajuda no controle da compulsão de doces. Fontes: Semente de abóbora, frutas oleaginosas (nozes), semente de girassol, grãos integrais, feijão, abacate, cacau, salmão, vegetais verde-escuros.
Vitamina C: Fundamental para o combate do cansaço, indisposição e fadiga. Fontes: Frutas cítricas (laranja, mexerica, limão), tomate, goiaba, acerola, melão.
Vitamina E: Ajuda a controlar a irritabilidade, ansiedade e depressão. Fontes: Azeite de oliva, óleo de canola, abacate, frutas oleaginosas (nozes), sementes (girassol, gergelim), milho, gema de ovo.
Ácido Graxo Ômega 3: Nutriente antioxidante que ajuda a combater as dores. Melhora o humor e a depressão. Fontes: Sardinha, atum, salmão, semente de linhaça, algas.

Diminuir a ingestão de: 
gordura saturada: carnes gordas, laticínios integrais, frios e embutidos.
carboidratos simples: mel, açúcares, doces em geral, pães refinados.
sal, molhos e temperos prontos, enlatados, conservas, glutamato monossódico: o sódio contido aumenta o acúmulo de líquidos no organismo (inchaço, edema).
café, refrigerantes à base de cola, chá preto e mate: essas bebidas contêm metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina) que são muito excitantes e estimulantes, o que poderá aumentar o quadro de irritabilidade, instabilidade emocional e nervosismo.
bebidas alcoólicas: O álcool pode desencadear dor de cabeça e fadiga, além de aumentar a perda de nutrientes devido à ação diurética.

Então amores espero que vocês tenham gostado das dicas, se gostou acompanhe o blog pelos endereços na barra lateral e veja novas postagens semanalmente, prometo não sumir de novo!

10 Comments

  1. Graças a Deus faz 4 anos que nem sie o que é isso tomei um remédio milagroso

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    SORTEIO no blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte a sua ein! vou visitar sim, pode deixar ;)

      Excluir
  2. Adorei as dicas, sofro bastante com minhas crises de tpm e cólica! :( Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ameiiiiiiiii a postagem, sofro de TPM HAHAHA mas acho que quem sofre mais com isso é meu marido, tadinho. Mas procuro sempre me lembrar de que ninguém tem nada a ver com isso, e como muito chocolate pra ajudar kkkkkkkkkkkkkk.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, eu também tenho o chocolate como aliado, antes de ter meu bebê era tão grave q meu marido comprava barrona de 1kg pra me acalmar! kkkk
      obrigada pela visita flor, seja sempre bem vinda!

      Excluir
  4. Amei as dicas, estou precisando porque vivo os extremos na TPM ou mato um ou choro demais. Vou seguir todas elas. Obrigada!

    Beijos,
    www.pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas! Eu sentia muitas dores de cabeça, fortes! Até que estão diminuindo!
    bjs
    dicasdrishop.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post aqui nos comentários.
Se tiver Blog, Site, Página ou Canal deixe o link para que eu te visite também!
Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo (a) aqui!